UNIDADE HABITACIONAL PRÉ-FABRICADA COHAB
AUTOR(ES): P. MENDES DA ROCHA
DATA DE PROJETO: 1967
LOCALIZAÇÃO: PROJETO NÃO EXECUTADO.
FONTES DE PESQUISA: ACRÓPOLE, Nº 343, P. 43, SET. 1967.
REFERÊNCIA DO TEXTO: ZEIN, 2005: P.221

Realizada na mesma ocasião do projeto do Cecap Cumbica, pode ser considerada uma variante deste no sentido de se tratar também de solução para habitação empregando um sistema tecnológico de pré-fabricação de componentes mas no caso, em construção térrea. As planta das unidades tem duas fachadas iluminantes opostas, paredes portantes separando e justapondo as habitações numa seqüência em fita, sendo os compartimentos internos definidos apenas por painéis leves. A construção empregaria, além das paredes de divisa em alvenaria de blocos, painéis de fachada de concreto amarrados por pilaretes com perfil em U e vigas/lajes de cobertura com perfil em T. Como afirma o autor “não se trata de um sistema novo de peças pré-fabricadas. As peças parede e cobertura, principais, são bastante usuais, em princípio, em pré-fabricados. Há apenas, do ponto de vista técnico, a hipótese de se fazer a montagem absolutamente a seco. Dependendo da precisão da fabricação, o encaixe, simplesmente, da peça cobertura, deve estabilizar o sistema”.

Apesar da relativa novidade no meio brasileiro da proposta técnica, parece ao autor que a ênfase não deveria recair nem na questão tecnológico-construtiva, nem na questão infra-estrutural, mas na geometria dos espaços internos: “a planta, entretanto é a proposta fundamental, como espaço da casa”. A singularidade da solução baseia-se no posicionamento excêntrico e isolado da cabine higiênica, reunindo em espaço mínimo pia, bacia sanitária e boxe, e configurando externamente dois nichos-armário. A solução comparece também como possibilidade, embora afinal não tenha sido adotada plenamente, no projeto do CECAP-Cumbica.

Embora não haja um corredor de separação entre as atividades dia/noite, até pela exigüidade do espaço total interno disponível (~38 m2), as áreas de serviço, o acesso ao sanitário e a porta de um dos dormitórios ficam agrupados numa estreita faixa junto à fachada posterior. As dimensões de cada detalhe são realmente um exercício de “existenzsminimum”, com cada detalhe pensado de maneira a resultar multifuncional. Embora de uma compactação máxima, o resultado é elegante, não renunciando à proporção e harmonia nem mesmo na condição limite da moradia.

 

DESENHOS TÉCNICOS: RÔMULO SANTOS ESTEVES


Planta


Corte e Elevação

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial 3.0 Unported License.
Clique no link acima para saber mais sobre as políticas de direitos autorais utilizadas neste site.
Site desenvolvido por Batagliesi Arquitetos+Designers.